maio 22, 2017

FAMÍLIA RESTAURADA

Casamentos destruídos, violência, brigas, abusos, vícios, adultério, são algumas situações que infelizmente tem se tornado comum em nossos dias, mas o Senhor colocará sobre nós a unção que despedaçará todo o jugo de destruição familiar.
Vamos refletir em algumas atitudes para restaurar a família:

1- TENHA SABEDORIA: Provérbios 24.3 “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma”
A Bíblia ensina que o “homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24) e “a mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14.1). Estes pensamentos nos ensinam que precisamos edificar nossas famílias através da sabedoria.
Ser sábio significa ter o temor de Deus que é “o princípio da sabedoria” (Salmos 11.10). Quando os membros da família temem a Deus, procuram buscar a vontade do Senhor para tudo. Além disso, uma pessoa que tem a sabedoria de Deus é espiritual e tem os frutos do Espírito Santo em sua vida (Gálatas 5.22,23).

Muitos lares se destroem porque cada um pensa que ‘sabe’ mais que o outro, mas “esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca … A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tiago 3.15 e 17). Peça a Deus que lhe dê sabedoria para restaurar a sua família (Tiago 1.15).

2- TRABALHE PELA RESTAURAÇÃO DO SEU LAR: Provérbios 24.27 “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa”
Construir uma casa é algo que dá muito trabalho. Uma reforma chega a ser ainda mais trabalhosa por causa de mudanças e a necessidade de tudo estar em ordem novamente. Durante o tempo da restauração parece que a bagunça nunca vai acabar, mas depois fica tudo novinho e organizado.

Cada um tem um papel na família e todos precisam fazer sua parte para manter a casa. Se apenas um lutar sozinho não consegue vencer. Então quando falamos de trabalho também significa UNIÃO da família.

Quando Neemias foi reedificar os muros de Jerusalém tomou como base para o trabalho as famílias que deveriam restaurar o muro correspondente onde estava a sua casa (Neemias 3).
Trabalho também significa ATITUDES reais para restaurar a família. Não podemos ficar só na conversa de que tudo vai mudar. É preciso fazer algo de real e prático para mudar a situação da família.

Quando Jacó ficou cansado de lutar e esperando em promessas de seu sogro, então perguntou “quando hei de eu trabalhar também por minha casa?” (Gênesis 30.30). Também devemos nos perguntar se estamos trabalhando em unidade pela restauração da família ou apenas esperamos pelo outro e ficamos apenas prometendo sem cumprir.

3- TENHA FÉ: Atos 16.31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”
A fé é a base sólida que sustenta uma família abençoada por Deus. Quando falta tudo e não se vê alternativas naturais, através da fé podemos visualizar o impossível e crer que tudo é possível (Marcos 9.23).
Quando uma casa precisa ser construída ou reformada, primeiro imaginamos como será quando ficar pronta e então começamos a edificar. Do mesmo modo é a edificação da família. Tudo começa com a fé. Através da fé podemos ver o que sonhamos e buscar a realização em Deus.

A fé fortalece a família. Atitudes como a pregação da Palavra no lar (Romanos 10.17), a oração doméstica (Mateus 6.6) e ouvir louvores na casa são formas de fortalecer a fé na família. Deus se agrada da família que busca fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).
Foi Deus quem criou a família e somente Ele tem o poder de restaurar. Então a primeira atitude para restaurar uma casa é deixar Jesus entrar, pois Ele está batendo na porta (Apocalipse 3.20).

Deus quer Restaurar sua Família!
Não deixe sua casa desmoronar! Cuide de seu maior patrimônio que é a sua família. Tenha cuidado para não deixar as coisas irem envelhecendo e acabando com o tempo. Depois fica muito mais difícil de recomeçar. Então faça a manutenção de seu lar a cada dia com sabedoria, trabalho e fé.
Mesmo que sua casa já tenha desabado ou está em ruínas, Deus pode te ajudar a restaurar sua família. Você precisará pedir a Deus sabedoria para fazer as coisas certas na hora certa. Também deverá lutar muito sabendo que a restauração de uma família é uma tarefa trabalhosa e demorada. Mas acima de tudo precisará de muita fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*