FAMÍLIA VENCENDO AS CRISES

Isaías 6:5 a 7

“5. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
6. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7. E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”

Existem famílias afundadas em tantas crises que não conseguem visualizar as bênçãos e promessas de Deus. Até querem ser gratas, mas quando olham dentro de suas casas se perdem nos meios dos problemas e acabam mais por estabelecer memoriais de murmurações do que de gratidão.

O que é crise? Segundo o dicionário da Língua Portuguesa: “Crise significa qualquer perturbação no curso normal da existência, alteração, crise econômica, financeira, de saúde”.
Vivemos em um tempo marcados por muitas crises:
– crise econômica;
– crise mundial;
– crise de valores e a que eu considero a mais perigosa: CRISES FAMILIARES.

Eu a considero tão grave quanto as tragédias naturais espalhadas pelo mundo, a única diferença é que a tragédia que vivencia a entidade familiar está longe da mídia e todos a aceitam como realidade social.
Enquanto o mundo foca os seus holofotes nas consideradas as “grandes crises”, a família tem sido esquecida pela sociedade, os seus valores têm sido deturpados, nunca se viu um tempo em que se afirma tanto a aceitação do divórcio, do aborto, nunca houve um tempo com tantas guerras familiares.
E é nesse cenário desastroso que Deus quer se revelar e sarar a nossa família, quer nos fortalecer e ajudar a vencermos toda e qualquer crise que se apresentar diante de nós.

Lemos uma parte da história de Isaías, um homem consagrado a profeta que viveu em um período de grande crise social:
1- O rei estava morto: falta de liderança, referencia;
2- O povo afundado no pecado e na desobediência contra Deus;
3- Ele estava com sua vida com Deus corrompida;
4- Não havia esperança para ele e sua nação.

Contudo, Isaías teve uma visão que mudou a sua trajetória:
1- Ele conseguiu visualizar Deus e a Sua glória em meio à crise;
2- Ele vivenciou um cenário de adoração Isaías 06:03 “Santo, santo e santo”;
3- Ele reconheceu o pecado de seu povo e o seu próprio pecado;
4- Isaías foi tocado por Deus e consagrado, mesmo em tempo de crise não hesitou em cumprir o seu chamado.

COMO SUPERAR AS CRISES
1- Entender que ela é passageira “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:05”
2- Conseguir visualizar a glória e poder de Deus em meio às dificuldades;
3- Adorar – A adoração é o reconhecimento da glória e soberania de Deus mesmo em tempo difíceis, interessante que a adoração rompe o céu ao nosso favor. Existem alguns cristãos que acham que crente triste não pode adorar. Imaginem Paulo e Silas naquela cela fria, sem esperança, condenados, começando a cantar louvores, eu não acho que eles cantavam de tanta alegria, mas eu entendo que eles pensaram: Deus pode nos livrar dessa prisão, há esperança para nós…
4- Reconhecer nossas limitações e falhas – Normalmente quando a crise chega em nossa casa, por exemplo uma crise financeira ou com filhos, a primeira coisa que fazemos é tentar encontrar de quem é a culpa. Geralmente achamos: NOSSO CONJUGE.

Isaías reconheceu o pecado do povo, mas também não se eximiu de sua culpa, reconheceu que tão impuro quanto o povo estava, ele também estava e precisava da graça, socorro e perdão de Deus;

QUANDO NÃO SUPERAMOS AS CRISES

1- Achando que não merece essa crise, que não tem culpa e nada pode fazer para mudar;
2- Achando que a crise significa afastamento de Deus e consequentemente se afasta dos irmãos e de Deus. Para muitos lares crise significa distanciamento: do cônjuge, dos irmãos e da igreja.

Pelo contrário durante as crises o casal precisa se unir, traçar estratégias e enfrentar junto, também na crise precisamos nos aliançar com o corpo de Cristo que nos ajudará a vencer e principalmente, se apegar mais a Deus.
Algumas pessoas se afastam da igreja em tempos de crises, errado, quando voltamos para a palavra de Deus não são poucos os milagres e benção alcançados no templo:
1- No templo Ana recebeu o milagre de Samuel;
2- Ao correr até Jesus junto a multidão a mulher foi curada depois de 12 anos;
3- Entregar-se e desistir de lutar;
4- Perder os sonhos ? Podemos recordar a história de um homem que era cego e estava à beira de uma estrada, ele sabia que Jesus estava passando, ele sabia da multidão, estava em crise na sua saúde, mais gritou: JESUS FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM, ele não havia desistido de sonhar e sabia muito bem o que queria.

Existem famílias em crises que já perderam o sonho e se Jesus hoje perguntasse: O que queres? Ia responder: NEM SEI.

O QUE VEM DEPOIS DA CRISE
1- Bonança- a crise é passageira, não vem para ficar, é mentira do diabo que é assim mesmo, a tendência é piorar… nada vai mudar. Se na sua vida tem ventado muito, é sinal que existe uma chuva de bênçãos esperando por você.
2- Gênesis 8:15 a 22 – A crise nos leva a um tempo novo. Podemos recordar a história de Noé: Ele e sua família viveram em um tempo de crise, o povo corrompido, Deus mandou Noé pregar e ninguém acreditou, mesmo assim ele se manteve íntegro, Noé passou pela crise dentro de uma arca, não somos lançados a crise, DEUS SEMPRE TEM UMA ARCA PARA NÓS. Arca pode significar Deus preservando a nossa família. Depois do dilúvio a arca para em um monte e Deus manda: Sai da arca, um novo local, um novo tempo e um novo propósito;
3- Visão de longo alcance: Após a crise enxergamos mais longe.
4- Gênesis 8:20 – Noé edificou um altar, reconheceu que Deus livrou e preservou sua vida e sua casa;
5- Deus respondeu a obediência e gratidão de Noé com um sinal, Deus também deixa seus memoriais Gênesis 09:12 e 13.

Tenho certeza que muitas famílias hoje aqui estão passando por muitas crises em sua família, mais saiba você passa pelo meio dela, como Noé passou por entre aquele amontoados de águas, contudo, teve sua vida e família preservados.
A crise que você vivencia vai passar e Deus vai disser: SAI DA ARCA; conheça o novo que eu preparei para você, de cima do monte onde a arca vai parar você avistará lindas e verdes campinas e saberá que há novos tempos e novos propósitos, então faça um altar, adore e cumpra junto de sua família o seu chamado.

Check Also

FAMÍLIA

Aquele que teme a Deus será abençoado na sua família “1 BEM-AVENTURADO aquele que teme …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *